Followers

Prisioneiros no Vietnã

Postado por Escola Biblica Dominical sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Estima-se que 350 cristãos da etnia degar estejam presos por defender os direitos humanos, pregar o evangelho ou fugir para o Camboja. Por enquanto, não temos acesso a esses presos. Sendo assim, não envie cartas para eles.

Bui Van BaO
pastor Bui Van Ba, secretário-geral da organização da rede de igrejas não registradas Igreja do Evangelho Pleno, está sob prisão domiciliar na cidade de Ho Chi Minh, desde que, em 18 de agosto de 2003, a polícia invadiu uma reunião de oração em sua casa. Sua esposa , foi ferida durante a ação, . Em dezembro passado, ele foi acusado de “resistir a um oficial no cumprimento de seu dever”. Seu julgamento estava marcado para 13 de janeiro de 2004, porém, no último minuto, foi postergado para uma data posterior, provavelmente por causa da grande repercussão internacional e do interesse demonstrado pelas embaixadas do ocidente pelo caso.


K'Pa Binh (1976)
Ativista cristão degar condenado a 15 anos de prisão , em junho de 2007, por “ser cristão da igreja doméstica”, por se envolver em campanhas pelos direitos à liberdade de expressão, por defender os direitos da etnia degar e possuir telefone celular. K'Pa Binh foi preso em setembro de 2006 por ter participado de um protesto pacífico de Páscoa. Ele está preso na penitenciária T-20, na cidade de Pleiku, província de Gia Lai.


K’Pa Cin (1965)
Ativista cristão degar condenado a 15 anos de prisão, em junho de 2007, por “ser cristão da igreja doméstica”, por se envolver em campanhas pelos direitos à liberdade de expressão, por defender os direitos da etnia degar e possuir telefone celular. K’Pa Cin estava preso desde novembro de 2006 na penitenciária T-20, na cidade de Pleiku, província de Gia Lai.


Ksor Phong (1972)
Cristão degar, condenado, em junho de 2007, a seis anos de prisão por ser membro de igreja cristã.
Le Thi CongCondenado a quatro anos de prisão e três de prisão domiciliar em maio de 2007, acusado pela mídia estatal de que tivesse juntando “provas sobre a opressão do regime com base na religião protestante”. Em uma apelação ao Supremo Tribunal do Vietnã em novembro de 2007, a condenação por “propaganda contrária à República Socialista do Vietnã” foi confirmada pelas autoridades, mas acredita-se que a exposição do caso na mídia internacional contribuiu para a redução da sentença em um ano.


Nai H’Ngat (1975)
Cristã degar da vila de Kli Kia, condenada, em junho de 2007, a seis anos de prisão por ser cristã e prestar ajuda a refugiados.
N.V.B.Vietnamita preso em novembro de 2003. Sua prisão teve a finalidade de pressionar seu filho, um evangelista muito ativo. A polícia espalhou rumores falsos de que N. V. B. tramava o assassinato de diversas pessoas. Eles querem sentenciá-lo a 12 anos de prisão.
Nguyen VanCondenado a cinco anos de prisão e quatro de prisão domiciliar em maio de 2007, acusado pela mídia estatal de que tivesse juntando “provas sobre a opressão do regime com base na religião protestante”.Em uma apelação ao Supremo Tribunal do Vietnã em novembro de 2007, a condenação por “propaganda contrária à República Socialista do Vietnã” foi confirmada pelas autoridades, mas acredita-se que a exposição do caso na mídia internacional contribuiu para a redução da sentença em um ano.


Puih Alum (1950)
Cristão degar da província de Gia Lai, condenado, em junho de 2007, a sete anos de prisão por "fazer parte de igreja doméstica”.


Puih Hih (1975)
Cristão degar, condenado, em junho de 2007, a seis anos de prisão por ser membro de igreja cristã.
Rcom WitCristão degar da província de Gia Lai, condenado a sete anos de prisão por "fazer parte de igreja doméstica”.


Rmah Ca (1972)
Cristão degar da província de Ploi Tao Ko, sentenciado em junho de 2007 a nove anos de prisão, por ser ativista da igreja doméstica. Ele estava preso desde maio de 2006, depois de ter escapado em uma floresta, em novembro de 2004.


Siu Blok (1953)
Cristão degar da vila de Ploi Breng 1, na província de Gia Lai, condenado, em junho de 2007, a oito anos de prisão por “por pregar o evangelho e propagar o cristianismo”.


Siu Ho (1979)
Cristão degar da vila de Ploi Tao, na província de Gia Lai, condenado, em junho de 2007, a oito anos de prisão por “por pregar o evangelho e propagar o cristianismo”.
Thua Tu ThiaCristão da minoria étnica H’mong, da vila de Huoi Xua, Distrito de Muong Te, Província de Lai Chau. Desde de 10 de setembro de 2001, está na prisão Dien Bien Phu, na Província de Lai Chau.