Nesta Primeira parte estudaremos a origem da Bíblia, desde a simples a simples designação do termo a formação do chamado Canon Sagrado. O entendimento desse rigorosa processo de nascimento e formação das Escrituras Sagradas revelam a grandiosidade desse livro que, rompendo os séculos, é a regra de fé e pratica para todos aqueles que desejam conhecer e agradar a Deus.
As Origens
As origens do termo Bíblia e seu uso na Atualidade
Historicamente, o termo Bíblia é derivado de uma das mais importantes cidades portuárias da Fenícia, Biblos, hoje Gebal, localizada a cerca de quarenta quilômetros ao norte da atual Beirute.
Na antiguidade, esse local foi um poderoso centro comercial, onde eram vendidos produtos como: madeira de pinho cedro(utilizado na construção de navios casas e confecção de moveis e urnas mortuárias), resina para mumificação, vasos, perfumes, tecidos de linho, cordas, couros, vacas, bois, novilhos e o papiro, um dos produtos mais destacados no comercio fenício. O papiro em particular por sua importância para a economia daquela região e sua ampla circulação comercial, foi gradativamente sendo chamado de biblos uma homenagem a cidade finicia.
A origem do termo biblos, portanto, parte dessa associação que tanto os comerciantes(que vendiam e compravam o papiro) quanto aqueles que faziam uso desse material na escrita, principalmente os gregos, faziam com a cidade produtora desse valioso material. Neste sentido, pensar em papiro era pensar em Biblos, e vice e versa.
É somente pro volta do segundo século depois de Cristo que a Igreja Primitiva passou a empregar o termo (biblos) em sua forma plural, ou seja, Bíblia, que significa literalmente “livros”. Deve-se notar, entretanto, que atualmente quando nos referimos a Biblia como “o Livro”, não obstante esteja o termo no plural (Bíblia, livros), o fazemos em virtude de sua tradução de sua tradução para o latim, quando Bíblia passou a significar Livro.Isso não significa, que a idéia de pluralidade esteja suprimida, muito pelo contrario, o termo Bíblia resguarda a idéia primordial de sua formação a partir da junção de diversos livros em um único volume, o que chamamos atualmente – Bíblia
Estrutura da Bíblia: Origem e Forma
A bíblia possui uma estrutura singular. Dividida em dois blocos distintos, Antigo e Novo Testamento, sua origem tem como ponto de partida o fato de ter sido escrita por cerca de quarenta autores diferentes envolvidos nas mais diversificadas tarefas da vida diária (política, serviço militar, serviço publico, sacerdócio, saúde etc.) e cada um deles, distintamente, agentes de seu proprio momento histórico. Entre estes autores estão eles: Moises, um político; Josué, um general; Samuel, um sacerdote; Neemias, um copeiro; Mateus, um coletor de impostos; Lucas, um medico; Paulo, um rabino.
Para ver esta postagem completa clique Aqui!
0 comentários